Skip to main content
Tipos de promoção que você pode oferecer na loja de conveniência

Tipos de promoção que você pode oferecer na loja de conveniência de seu posto de combustível

Tipos de promoção que você pode oferecer na loja de conveniência. Oferecer promoções que integram os serviços do posto e os da conveniência, é uma estratégia interessante para aumentar o faturamento de ambos.

Integrar os serviços com uma promoção, é ainda mais interessante quando as vendas do combustível estão bem, mas as vendas da conveniência não estão.

Nesses casos, vale a pena traçar uma estratégia promocional atraindo o cliente que já está no posto, para entrar e conhecer a conveniência.

Para te auxiliar a pensar em promoções que podem valer a pena para seu estabelecimento, separamos algumas ideias práticas. Continue lendo e confira!

Defina o objetivo da promoção

Antes de falarmos em tipos ou exemplos ou tipos de promoções, é importante compreender o objetivo dessa promoção.

Cada modelo de promoção atende a um tipo de objetivo, como o caso da promoção que oferece produtos da conveniência para o cliente que enche o tanque. Esse tipo de promoção é ideal para postos.

Quando o cliente do posto entra na conveniência e tem uma boa experiência, a tendência é que ele goste e volte posteriormente.

Portanto, antes de se inspirar em alguma promoção ou pensar no modelo ideal para a sua loja de conveniência, é preciso traçar estrategicamente qual o objetivo a ser alcançado.

Até para que, seja possível estabelecer uma métrica de acompanhamento, identificando se a promoção realmente atingiu bons resultados.

Lanche na conveniência para quem encheu o tanque

Uma maneira de integrar o posto de combustível aos serviços da conveniência, é oferecer vantagens na conveniência para quem acabou de abastecer.

Esse tipo de promoção é mais interessante quando o produto a ser obtido na conveniência, não requer pegar uma fila ou perder tempo de outra forma. A praticidade deve sempre fazer parte das suas promoções.

De modo que a pessoa se sinta incentivada a vivenciar a experiência positiva que sua loja de conveniência deseja proporcionar.

É interessante que o cliente possa usar esse benefício não só no dia em que encheu o tanque. Conferir um prazo maior é uma forma de fazer o cliente voltar. Afinal, seu cliente pode estar atrasado no dia em que abasteceu, impedindo que aproveite a promoção.

Para que seu cliente não se sinta injustiçado ou perdendo algo, oferecer um prazo maior para o consumo do lanche é uma possibilidade interessante. De forma que, esse cliente possa entrar na conveniência com calma e além de aproveitar o lanche grátis, conheça a estrutura e faça compras.

Desconto no valor dos produtos

Outro tipo de promoção que você pode oferecer são os descontos nos valores de produtos. Os descontos costumam estar associados a períodos promocionais de datas comemorativas, como o caso do Dia das Mães, Dia dos Namorados e outras datas.

A conveniência não é um ponto que costuma ser lembrado nestas datas. Por isso mesmo, vale a pena fazer promoções para aproveitar esses períodos em que todos compram presentes.

Nesse caso, é interessante reforçar a divulgação da promoção através de suas mídias digitais e também no próprio posto. Cada cliente que abastece deve ser informado sobre as promoções da conveniência.

Contribuindo para que essa divulgação constante aumente as vendas, além de tornar o local uma referência de bons preços e produtos de qualidade na memória dos clientes.

Programa de fidelidade

A conveniência também pode oferecer, como forma de atrair mais clientes, um programa de fidelidade. Nesse caso, é importante pensar um modelo de programa que dê benefícios para seus clientes.

Se o benefício é difícil de obter, a tendência natural é que a pessoa não se sinta motivada a fazer parte. Por isso, os prêmios devem ser interessantes e graduais. Por exemplo: com dois abastecimentos o cliente ganha um café, no quarto abastecimento ganha um pão de queijo e assim por diante.

O programa pode ou não ser atrelado aos abastecimentos, sempre respeitando o objetivo da sua campanha promocional.

Caso o objetivo seja incentivar a fidelidade somente à loja de conveniência, é possível criar um programa totalmente voltado para as vendas feitas na conveniência.

Sempre bonificando o cliente, sem que ele tenha que realizar um número alto de compras para obter o benefício. Além disso, é importante ter cuidado para que o cadastro no programa não seja demorado ou difícil.

Brindes por compra realizada

Outra maneira de encantar os clientes da conveniência é oferecendo brindes úteis. Para tal, é fundamental conhecer o perfil de seu cliente.

Sem conhecer o perfil ideal de seus clientes é impossível agradar apenas com os brindes. Por isso mesmo, a pesquisa deve ser feita considerando o tipo de cliente que já compra na conveniência. Além disso, é preciso identificar o tipo de cliente que a empresa deseja passar a atrair.

Com base nisso, é possível confeccionar brindes que possam realmente agradar ao público pretendido. De forma que, as pessoas se sintam beneficiadas ao realizarem compras e usufruírem dos brindes ofertados.

Os brindes podem ser coisas simples, um odorizador para carro, por exemplo, é uma boa ideia de brinde que agrada ao público que frequenta uma conveniência.

Desconto progressivo

O desconto progressivo é um tipo de promoção que incentiva as pessoas a aproveitarem a oportunidade para gastar mais. Afinal, o desconto progressivo dá a sensação de que comprar mais é vantajoso para o cliente.

Disparando um tipo de gatilho mental interessante, que te ajudará a melhorar os resultados da sua conveniência. Principalmente se o seu negócio atualmente já possui um fluxo de clientes, no entanto, esses clientes acabam comprando pouco a cada visita.

Nesses casos, o desconto progressivo se encaixa muito bem, fazendo a pessoa querer comprar mais que o habitual para fazer parte da promoção.

A mecânica desta promoção é muito simples e eficaz para aumentar seu ticket médio. Mas é preciso ter cuidado com as regras aplicadas aos produtos que farão parte da promoção, para que o desconto não fique alto demais.

Sendo importante também que, a promoção pareça vantajosa aos olhos de seu cliente. Se houver uma regra burocrática demais ou difícil de entender, a promoção não causará a alta adesão desejada.

Divulgue a promoção nas redes sociais

Além de pensar na promoção de modo que ela seja atrativa, é interessante divulgar a existência da promoção.

De forma que, as postagens nas redes sociais do posto e da conveniência instiguem os clientes a aproveitarem essa oferta.

Vale a pena, inclusive, divulgar que a promoção “é por tempo limitado”. Esse tipo de frase ativa o gatilho mental da escassez, fazendo com que as pessoas sintam que podem perder algo especial.

Por causa disso, as pessoas tendem a buscar executar a ação desejada por você. Uma vez que, elas se sentem motivadas a aproveitarem essa oportunidade criada pelo seu negócio.

E com isso, tendem a visitar sua loja de conveniência para aproveitar a oportunidade. Gerando assim para seu negócio mais possibilidades de encantar e fidelizar clientes, para vender muito mais, mesmo após a promoção.

Por isso, quando a empresa planeja uma promoção precisa também se organizar para atender as demandas de seus clientes. Aumentando a quantidade de colaboradores disponíveis para oferecer um excelente atendimento. Caso contrário, a promoção em sua loja de conveniência pode ser um verdadeiro fiasco para a imagem da marca.


Nós da JN Moura Sistemas de Gestão, desenvolvemos um sistema ERP para ajudar postos de combustíveis de qualquer porte a alavancarem seus resultados, inclusive dentro da loja de conveniência.

As vantagens que o POSTOMOURA proporciona são muitas. Que vai desde ajudar em todo o gerenciamento do posto de combustível a contribuir para um melhor desenvolvimento de todas as tarefas.

É um software de gestão completo, que simplifica toda a administração do seu posto de combustível. Você terá mais benefícios pelo menor custo.

Peça agora uma demonstração GRATUITA do POSTOMOURA!

Acesse: https://conteudo.jnmoura.com.br/lp-demonstracao-postomoura

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *