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Tipos de descontos que você pode oferecer na sua farmácia

Tipos de descontos que você pode oferecer na sua farmácia

Tipos de descontos que você pode oferecer na sua farmácia. Oferecer descontos é uma forma de fidelizar clientes e aumentar o ticket médio em muitos casos. Afinal, o consumidor se sente em vantagem e isso o estimula a comprar um pouco mais.

No entanto, as farmácias possuem algumas regras com relação aos descontos que podem ser concedidos aos clientes.

Para que você não cometa erros e sua promoção atraia mais clientes, separamos algumas dicas fáceis de aplicar.

Propagandas e descontos em farmácias

Um tipo de propaganda muito comum, principalmente para atuar em uma região geográfica pequena (Por exemplo: em bairros), é o panfleto. Nesse tipo de propaganda é fundamental disponibilizar as informações com total clareza.

Agora, caso você queira gerar escala na divulgação, trabalhar com marketing digital é uma das melhores formas de chegar a mais pessoas e de forma segmentada.

Só podem ser divulgados os chamados OTC ou MIPS que são os medicamentos isentos de prescrição.

Somente esse tipo de produto pode ter a imagem de suas embalagens divulgada em propagandas.

Por isso mesmo, quando você deseja fazer uma promoção em geral, o foco é atrair seus clientes através dos MIPS.

Uma vez que, esses produtos podem ser divulgados sem acarretar qualquer problema para a imagem da farmácia ou com relação à fiscalização.

Tenha um objetivo e uma estratégia

Antes de pensar no desconto que será oferecido ao cliente, é fundamental pensar em que tipo de cliente a empresa deseja atrair.

Além disso, cabe avaliar a saúde financeira da farmácia e o estoque disponível, identificando possíveis parcerias com fornecedores para obter preços mais competitivos.

Não adianta oferecer descontos sem traçar uma estratégia e um objetivo, tendo em vista que, para aumentar as vendas de determinado produto é preciso divulgar para o público correto.

Fazer promoção de fraldas infantis, por exemplo, é diferente de oferecer descontos em fraldas geriátricas. Justamente por causa do perfil de pessoa que irá comprar o produto.

Os descontos precisam ser oferecidos por tempo limitado e de forma realmente vantajosa para os clientes quererem se deslocar até a farmácia e realizar a compra.

E na farmácia, é interessante que outros produtos estejam bem sinalizados para que o cliente que busca o item promocional compre mais que só o produto com desconto.

Para isso, cabe investir em sinalização, deixando itens permitidos sempre à mão, como relaxantes musculares e demais remédios que não requerem prescrição.

Ofereça descontos em produtos de cuidados pessoais

É cada vez mais comum a venda de produtos para cuidados pessoais em farmácias. Esses produtos podem ser divulgados em promoções, contribuindo para atrair pessoas para sua farmácia.

Esse tipo de produto pode ser negociado com o fornecedor para obter preços mais competitivos, podendo até mesmo oferecer 50% de desconto na compra da segunda unidade.

Os produtos de beleza e cuidados pessoais representam uma boa fatia das vendas de uma farmácia, no entanto, todas as promoções precisam estar bem sinalizadas. De forma que os clientes passem pelos corredores e o produto com desconto desperte a atenção e o desejo pela compra.

Quando um item é promocional, o ideal é que ele esteja localizado em área de grande fluxo de pessoas na farmácia, como a localização próxima ao caixa. Assim, o cliente que já estava comprando outros itens se sente motivado a aproveitar a oferta.

Frete grátis dos produtos

Outro tipo de desconto que pode ser dado pela farmácia, é oferecer a entrega gratuita dos medicamentos na casa do cliente.

Nesse caso, cabe estipular uma área de atuação para que a entrega seja rápida e satisfatória. Esse tipo de desconto tende a fazer com que o cliente seja fidelizado, afinal, é muito prático comprar sem precisar ir até a farmácia.

É importante salientar para seus clientes que, os produtos entregues só são aqueles que não precisam da retenção de receitas. Ficando a entrega limitada aos remédios que podem ser vendidos sem prescrição, além de produtos para cuidados pessoais em geral.

Descontos em medicamentos genéricos

A depender da classe social que mais compra em sua farmácia, é natural que os medicamentos genéricos tenham menos saída.

Nesse caso, vale a pena oferecer descontos nos medicamentos genéricos permitidos para incentivar a venda. Muitos são os clientes que ainda nutrem preconceitos com relação ao genérico, por isso, cabe sempre explicar que o produto é de qualidade.

Garantindo que a pessoa queira levar, e que tenha uma boa experiência e se habitue a comprar medicamentos genéricos.

É proibido oferecer descontos que incentivem a automedicação

É muito importante lembrar que, os descontos e propagandas que possam favorecer a automedicação são proibidos pelo RDC 102 de 30/11/2000.

Por isso mesmo, vale a pena trabalhar com descontos relacionados à sazonalidade e que não sejam absurdos.

Um desconto de 50% sobre o valor de um medicamento, por exemplo, é o tipo de incentivo que pode fazer com que as pessoas comprem, mesmo sem precisar.

Portanto, o ideal é trabalhar com margens de descontos menores em medicamentos. Oferecendo, por exemplo, desconto em produtos de gripe quando o inverno já está em seus últimos dias.

Assim, a farmácia consegue eliminar o estoque que fez para o período, gerar uma boa imagem e aumentar o fluxo de vendas. Tudo isso respeitando as regras relacionadas às promoções.

Um desconto de 20% no valor é interessante para o cliente, podendo ser negociado com fornecedores e incentivar as vendas.

Cupons de desconto personalizados

Algo interessante para o consumidor e para a farmácia é manter um banco de dados sobre seus clientes, registrando as compras habitualmente feitas na farmácia.

Com base nisso, o próprio sistema de gestão da farmácia pode emitir cupons de desconto para produtos que habitualmente o cliente compra. Um exemplo: 15% de desconto na compra de absorventes íntimos.

Esse tipo de cupom pode dar desconto até mesmo na marca que a cliente não costuma comprar, incentivando que essa pessoa experimente novos produtos disponíveis na farmácia.

Essa é uma ação interessante para evitar que, no dia em que a marca favorita de seu cliente não está disponível, essa pessoa possa comprar uma outra marca por já ter experimentado antes.

Os descontos sempre devem ser cedidos para produtos liberados, como itens de cuidados pessoais e beleza em geral.

Pense além dos descontos para vender mais

Geralmente, uma política de descontos é pensada para o negócio visando o aumento das vendas. No entanto, não existe somente essa ferramenta para atrair os seus clientes.

É interessante investir em melhorias na farmácia, organizando melhor os produtos, por exemplo. Se a farmácia não é bem arrumada, o cliente tende a ter dificuldade de encontrar o que deseja.

Outro aspecto importante é que, toda promoção deve ser bem divulgada, caso contrário, ela não trará os resultados desejados.

Variar o mix de produtos é um outro aspecto importante, sempre considerando a sazonalidade e o perfil de seus clientes. Se o cliente nunca encontra o que precisa em sua farmácia, ele fatalmente irá comprar na concorrência.

Para aumentar ainda mais as vendas na farmácia, invista em melhorias em seu atendimento, se o atendimento é rápido e humanizado, a tendência natural é que as pessoas se sintam bem no estabelecimento.

E isso é um fator crucial para aumentar as vendas. Se houve um trabalho de criar promoções e descontos, mas o atendimento deixou a desejar, o cliente que poderia ter sido fidelizado potencialmente não teve uma boa experiência. Portanto, pense sempre no conjunto que se reflete na forma como a sua farmácia é vista pelo público.


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