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Produtividade dos garçons. Entenda como aumentar em seu restaurante

Produtividade dos garçons. Entenda como aumentar em seu restaurante

Entenda como aumentar a produtividade dos garçons em seu restaurante. Os garçons são seu principal ponto de contato com o cliente. São seus vendedores em um restaurante. Um atendimento bem feito é capaz de proporcionar a melhor experiência ao cliente. E é por isso que você deve pensar na produtividade dos garçons.

Acontece que o sucesso para bares e restaurantes envolve principalmente o atendimento feito por eles. Acontece que mesmo os mais experientes podem pecar na falta de agilidade ou jeito.

E como melhorar isso? De dicas para o garçom servir a mesa até bonificações, e veja como aumentar a produtividade de seu trabalho.

Qual é o principal erro do gerente no restaurante?

“O que ocorre com muitos gerentes, é que eles encaram que qualquer um pode levar uma bandeja pelo restaurante.

Por que é tão importante o serviço de garçom? Acontece que um garçom de alta qualidade é capaz de fazer fluir o trabalho de todo o restaurante, principalmente quando aplicando técnicas comuns.

Por exemplo, uma noite de sexta-feira onde há uma grande quantidade de clientes no local leva ao congestionamento na cozinha. Uma das dicas para o garçom servir a mesa é sugestionar pedidos variados.

Ao fazer isso, ele distribui os pedidos ao invés de apenas uma parte da cozinha lidar com a demanda (por causa dos mesmos pratos pedidos). Esse é o ponto importante: um garçom inexperiente não teria essa mesma performance.

Por isso, o principal erro do gerente é apostar em profissionais de pouca ou nenhuma capacidade. Obviamente, é o menor custo, mas a longo prazo seu negócio perde em produtividade.

Então que tal buscar o melhor funcionário disponível e trabalhar para aumentar a produtividade dos garçons?

Como aumentar a produtividade dos garçons?

De certa forma, o atendimento ao cliente feito pelo garçom não é algo tangível, pois é uma experiência pessoal para cada cliente. Por isso, você deve aumentar a produtividade no restaurante em diferentes aspectos.

Confira algumas dicas para garçons no atendimento ao cliente!

Diminua a rotatividade

Em qualquer setor do restaurante, a manutenção dos trabalhadores é essencial para a produtividade laboral. Claro que é difícil sempre manter os mesmos funcionários, mas trabalhe para criar uma equipe leal e econômica.

Infelizmente, os garçons são a profissão de maior rotatividade nos restaurantes e isso afeta o desempenho geral neles. Por isso, mostre que você confia no trabalho dele e ofereça benefícios como carteira assinada, treinamento e vales.

Talvez isso soe mais caro agora, mas no longo prazo, você não gastará com burocracias e treinamento toda vez que contratar um novo garçom.

Faça o treinamento dos garçons

Um dos pontos mais importantes é o treinamento do garçom no atendimento ao cliente, pois afeta o trabalho na cozinha. Como dito anteriormente, o garçom deve ter em mãos, técnicas que contribuam para um melhor funcionamento do restaurante.

Por isso, os aspectos básicos que devem ser abordados no treinamento são:

  • Como abordar os clientes;
  • Como servir as mesas;
  • Como anotar pedidos;
  • Qual postura adotar.

E quais os aspectos mais específicos?

  • Conhecimento dos itens do menu (ele deve memorizar o máximo que puder);
  • Os melhores complementos para cada item do menu;
  • Conhecimento do número de mesas, área de barra, seções, etc.;
  • Conhecimento de área (onde fica banheiros, estoque, frigobar, estações, etc.);
  • Apresentação e limpeza das mesas;
  • Como apresentar a conta;
  • Funções de encerramento e relatório de vendas ao final do turno;
  • Conhecimento acerca das regras do restaurante;
  • Etc.

Esses são apenas alguns dos pontos que contribuem para melhor função do garçom, portanto, você pode tornar o treinamento mais completo.

Prepare o garçom para qualquer situação

Clientes são figuras que você não conhece, principalmente quando entram no restaurante pela primeira vez. Portanto, o garçom deve estar preparado para qualquer situação envolvendo ele e o cliente.

Se possível, você deve se pôr no lugar do cliente, sendo o mais rígido e chato possível. Isso prepara o garçom para qualquer situação de pressão, como prato atrasado ou pedido errado, e por aí vai.

Dê a ele as soluções para esse tipo de situação!

Monte uma escala adequada para o trabalho

O horário de qualquer funcionário do restaurante deve ser flexível e benéfico, principalmente por eles trabalharem constantemente. Por isso, busque fazer uma escala de trabalho estratégica para seus garçons.

Por exemplo, use dos garçons mais habilidosos em horários de pico e os novatos em horários pouco movimentados. Isso aumenta a produtividade no trabalho, pois o momento de maior pressão está sendo administrado por um garçom experiente.

De qualquer forma, divulgue o horário antecipadamente, de forma que eles se preparem para estarem pontualmente presentes.

Não esqueça de dar as gorjetas

Gorjetas são uma forma simples, mas estratégica, de mostrar que o cliente gostou do trabalho do garçom e o valorizou no cargo. Por isso, defina uma porcentagem específica a ser repassada ao garçom e garanta que ela seja repassada.

Ao fazer isso, o funcionário se sente valorizado e garante-se que ele dará o seu melhor pelo resto do trabalho.

Disponibilize alguns benefícios

Junto das gorjetas, também disponibilize um programa de benefícios, a fim de motivar ainda mais o garçom em um bom trabalho. Esses benefícios podem ser disponibilizados em forma de:

  • Descontos ou bolsas em faculdades, academias e cursos de especialização parceiros do restaurante;
  • Viagens em equipe para comemoração de datas especiais ou celebração de conquistas do restaurante;
  • Entre outras coisas.

Isso torna o ambiente um lugar mais informal, estreitando ainda mais as conexões pessoais da equipe.

Invista em tecnologia

Em qualquer empresa que você veja, a tecnologia é o fator principal de aumento na produtividade laboral. Por isso, é vantajoso aplicar a tecnologia também em seu restaurante, pois agiliza o atendimento do garçom e diminui seus custos.

Veja agora como!

Smart Call (ou Chama-garçom)

O Chama-garçom é um sistema simples que funciona da seguinte maneira: um botão fica na mesa e basta o cliente apertar para chamar o garçom. Enquanto isso, o garçom fica de olho em um painel que mostra o número da mesa.

Em outros casos, ele pode receber o chamado por um relógio de pulso. De qualquer forma, é um sistema eficiente para lugares movimentados, sendo sucesso para bares e restaurantes.

Cardápio digital

Outra opção é o uso do cardápio digital, que simplifica o processo do pedido para o restaurante e o cliente. Sem precisar pegar fila ou esperar pelo garçom, basta o cliente pedir através de um tablet, onde há imagens dos pratos com detalhes.

E como isso aumenta a produtividade dos garçons? Reduzindo seu número de tarefas. Agora o garçom pode circular com calma, atendendo apenas aos pedidos que forem ser feitos.

Obs: isso não significa que a pessoalidade do garçom é eliminada, na verdade, é realçada. Ele pode usar do cardápio digital para ter mais um argumento ao fazer o cliente escolher certos pratos.

Gerenciamento de pedidos automatizado

Os pedidos de um cliente demandam tempo e organização por parte do garçom, que constantemente os anota em um pedaço de papel. Contudo, e se esse pedido fosse realizado num dispositivo móvel, sendo automaticamente repassado para a cozinha?

Essa é a lógica por trás da automação do acompanhamento de pedidos: é instalado um aplicativo no dispositivo móvel do garçom, que servirá como base para registro dos pedidos, sendo está integrada num sistema de gerenciamento.

Com isso, é possível a integração do restaurante, com o pedido do cliente já entrando no fluxo de caixa, estoque, cozinha, por aí vai. Todos os dados são compartilhados simultaneamente!

O uso de gerenciamento então leva aos seguintes benefícios:

  • Redução do número de falhas nos pedidos;
  • Maior facilidade para inserção de dicas do garçom ao servir a mesa;
  • Maior destaque para os itens mais vendidos;
  • Melhor comunicação entre garçom e cozinha;
  • Administração de insumos e análise de gastos mais otimizada.

Isso é sucesso para bares e restaurantes, pois otimiza todo o processo no estabelecimento.

É importante aumentar a produtividade dos garçons?

A resposta é sim! Muitos gestores acabam esquecendo que o serviço de garçom é o cartão de visita do restaurante. Ele é quem mais interage com o cliente e o que mais contribui para sua melhor experiência.

Então, sim, aumentar a produtividade dos garçons é ótimo para os negócios, pois se traduz em um cliente mais satisfeito.


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