Skip to main content
reduzir o custo de energia no posto

Reduzir o custo de energia no posto de combustível. Veja 6 dicas práticas.

Reduzir o Custo de Energia no Posto de Combustível. Manter o posto adequadamente iluminado, é fundamental para chamar a atenção da clientela. No entanto, isso impacta em alto custo de energia elétrica mensal.

O controle de custos do posto é muito importante para manter as contas em equilíbrio, e garantir bons resultados financeiros para a empresa.

Sendo importantíssimo controlar os custos de energia para que eles não pesem no orçamento mensal, impossibilitando a competitividade da empresa.

Para te ajudar a adaptar sua realidade e controlar ao máximo esses custos, separamos algumas dicas eficazes, que podem ser implementadas a partir de hoje. Continue lendo e confira quais são elas.

1. Envolva os colaboradores para reduzir o custo de energia

Qualquer redução de custo em empresa, requer uma atitude administrativa que seja capaz de envolver os colaboradores. É importante deixar bem claro em reunião a importância de reduzir o custo de energia.

Orientando toda a equipe para que os colaboradores possam tomar as atitudes esperadas, com relação a esse objetivo.

O ideal é que todo colaborador saiba que é preciso desligar as luzes do banheiro usado pela equipe, entre outras atitudes que reduzem o consumo de energia elétrica.

Ao orientar essas atitudes e estimular o consumo consciente, a redução de consumo se torna mais fácil.

2. Faça investimentos inteligentes

O mais comum quando falamos em reduzir custo é pensar em cortar investimentos. No entanto, se você quer reduzir os custos de energia precisa analisar o posto.

As lâmpadas usadas são as que consomem menos? Não seria interessante, instalar sensor de presença nos ambientes de uso comum? O banheiro usado pelos clientes, pode receber um sensor para acender a lâmpada? Essas lâmpadas são de LED?

Todas essas questões requerem que você faça investimentos, substituir lâmpadas tradicionais por LED, contribui para baixar significativamente a conta. No entanto, é preciso investir na aquisição das novas lâmpadas.

Assim como a instalação de sensores requer o investimento na aquisição e em mão de obra. Tudo isso pode ser cotado antecipadamente, para que a compra seja feita com o melhor custo benefício.

Essas modernizações dos espaços com novas lâmpadas e sensores, contribuem fortemente para a redução de custo com energia.

Contribuindo para que você tenha um resultado extremamente satisfatório, com a tomada de decisões relativamente simples.

Além de consumir menos, a lâmpada de LED deixa o ambiente mais agradável por não esquentar o local.

3. Modernize equipamentos

Alguns equipamentos consomem muito mais energia que o necessário. A sala da gerência por exemplo, costuma ser refrigerada com ar-condicionado de modelo tradicional.

Esse tipo de modelo, consome muito mais energia elétrica mensal, que um condicionador de ar do tipo inverter.

Optar por equipamentos mais modernos, é uma maneira de reduzir o consumo de energia elétrica todos os meses.

Obviamente que não é indicado substituir todos os aparelhos de uma só vez. Mas fazer um plano de modernização dos equipamentos e comprar aparelhos que economizam energia é importante. De modo que seja possível manter os custos mais baixos.

Sempre que for comprar um novo equipamento para o posto de combustível, é importante observar o consumo desse equipamento.

Muitas vezes a compra é motivada apenas pelo preço do equipamento em si, sem considerar qual é seu consumo médio de energia. Em muitos casos, um equipamento é um pouco mais caro para ser adquirido, mas oferece economia significativa ao longo prazo.

Como é o caso das lâmpadas tradicionais versus lâmpadas de LED, e condicionador de ar tradicional versus aparelho inverter. Conhecer esses aspectos, te ajuda a modernizar a empresa e economizar todos os meses.

4. Desligue todos os aparelhos da tomada

Muitas pessoas não se dão conta que diariamente, os aparelhos deixados em stand-by estão consumindo.

E esse consumo não é tão baixo quanto se imagina. Em geral quase 12% do que você paga todo mês, é fruto de equipamentos deixados conectados na tomada sem uso.

Afinal, aquela lâmpada vermelha consome energia para ficar acesa sem qualquer necessidade. Por isso mesmo, é importante adotar vigilância com relação aos equipamentos na tomada.

Se um equipamento não está em uso, não existe motivo que justifique ele ser mantido em stand-by. O ideal é que toda a equipe se conscientize a respeito disso e remova os equipamentos da tomada ao terminar de usar.

Esse simples ato é capaz de gerar uma economia mensal significativa, por isso, deve ser incentivado pela administração do posto. Contribuindo para o equilíbrio das contas no posto de combustível.

5. Investir em sistemas de energia solar

Outra possibilidade é fazer um planejamento para investir em equipamentos de energia solar. Dessa maneira, o posto de combustível fica independente da concessionária de energia local.

Além disso, o posto se torna mais sustentável devido ao fato de usar energia limpa e renovável para manter seu funcionamento.

Esse tipo de investimento possui apoio governamental. Por isso, é possível conseguir até mesmo linhas de crédito especiais, com juros baixos para adquirir um sistema fotovoltaico.

Ao investir nesse tipo de sistema, o posto de combustível pode inclusive usar essa informação em sua estratégia de marketing. Economizando todos os meses e atraindo como clientela o público que busca empresas mais sustentáveis.

Por isso mesmo, este é o tipo de investimento em modernização, que é capaz de oferecer resultados positivos para a empresa como um todo.

6. Aproveite ao máximo a luz do dia

É óbvio que letreiros luminosos são fundamentais para chamar a atenção dos transeuntes durante a noite. Fazendo com que as pessoas percebam o posto e parem para abastecer.

No entanto, durante o dia você pode usar outras estratégias para chamar a atenção, sem usar energia elétrica para isso. Como por exemplo, sinalizar na pista metros antes do posto, que ele existe e está a uma determinada distância.

De modo que o condutor possa ser informado sobre a presença de um posto de combustível, e se prepare para abastecer em seu posto.

A depender da localização de seu posto de combustível, é totalmente possível usar a luz natural e técnicas de divulgação a favor do negócio. Possibilitando que os condutores encontrem o posto, sem precisar usar tanta iluminação artificial durante o dia para destacar a empresa.

Melhore a gestão do posto de combustível

Um investimento importante para evitar que as contas não fechem no final do mês, é automatizar a gestão.

Quando o posto é bem administrado, a tendência é que seja possível identificar gargalos como a conta de energia elétrica, e ajustá-los para que o negócio seja mais rentável.

E como já sabemos, a administração de um posto de combustível é repleta de especificidades. Por isso mesmo, o ideal é ter um sistema ERP voltado para o seu tipo de negócio.

Que seja capaz de otimizar a rotina administrativa, e com isso contribuir para que as contas do posto cheguem ao equilíbrio.

Contribuindo para que o posto seja competitivo e consiga crescer no mercado, a partir de decisões pautadas em relatórios confiáveis.

Um sistema de ERP voltado para a realidade de seu negócio, é um investimento necessário para empresas que desejam crescer. Atingindo resultados cada vez melhores, a partir de um investimento acessível e que impacta na rotina do posto de combustível. Otimizando todos os setores e contribuindo para o crescimento do negócio.


Nós da JN Moura Sistemas de Gestão, desenvolvemos um sistema ERP focado em ajudar postos de combustíveis de todos os portes a alavancarem os seus resultados, trata-se do POSTOMOURA.

As vantagens que o POSTOMOURA proporciona aos seus usuários são muitas. Além de facilitar as tarefas administrativas e organizar o financeiro, o ERP oferece recursos exclusivos, como a personalização de telas e documentos diretamente na palma da sua mão.

Te ajuda também no planejamento do estoque, automatiza as suas bombas, controla os abastecimentos por frentista, consegue negociar preço por cliente, e muito mais.

É um software de gestão completo, que simplifica a administração do seu posto de combustível.

Faça agora a demonstração GRATUITA do Sistema ERP POSTOMOURA!

Acesse: https://conteudo.jnmoura.com.br/lp-demonstracao-postomoura

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *