Sem categoria

SEFAZ do Maranhão assume emissor fiscal gratuito

By 17 de Janeiro de 2017 No Comments

nfeEm comunicado enviado pela Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (SEFAZ) no início de 2017 esclareceu sobre as modificações e suspensão da descontinuação do emissor gratuito de NF-e e CT-e.

De acordo com o órgão, outro estado assumirá o comando do programa para dar continuidade ao emissor, que ainda é utilizado por uma pequena parcela de microempresários.

Leia a nota na íntegra:

“A Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo firmou parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) para atender uma parcela de contribuintes que ainda utiliza os emissores gratuitos de Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) e Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e). A Fazenda irá transferir ao Sebrae a solução gratuita e, a partir de julho de 2017, a instituição passará a disponibilizar e atualizar as versões do aplicativo para as empresas. Ate esta data, a Fazenda paulista manterá o aplicativo em normal funcionamento. Além do Sebrae, a Secretaria da Fazenda do Maranhão também oferecerá o serviço gratuito, a partir do código fonte cedido ao governo maranhense pela Fazenda paulista.”

Com essas mudanças, o serviço continuará normalmente até a troca de responsabilidade entre as entidades.

Para a proprietária do mini mercado Arantes, Maria Aparecida Arantes, a permanência do serviço veio em boa hora. “Estamos preocupados com a situação econômica e preferimos conter os gastos, mas teremos que aderir a um sistema com emissão de nota, pois hoje perdermos muito tempo para fazer uma nota”, afirma.

Segundo José Moura, presidente do grupo Moura Informática, o aplicativo é uma alternativa para quem não pode pagar. “Porém o serviço não é eficiente por conta do tempo que leva para preencher todos os campos da nota. Hoje há softwares que são integrados e auxiliam o empresário na correria do dia a dia. Ele pode emitir uma nota com poucos cliques”, garante.

Leave a Reply